Conheça a história do café no Brasil

 em Café

Embora sejamos o maior produtor do mundo e o segundo em consumo mundial, muitos brasileiros ainda desconhecem história do café. Como somos fãs de café e entendemos tudo sobre o assunto, preparamos esse conteúdo para dividir com você algumas curiosidades sobre o grão. Confira!

Em 1727, o café foi trazido para o Brasil, especificamente no Pará, onde Francisco Melo Palheta plantou as primeiras mudas trazidas da Guiana Francesa. O pedido foi feito pelo governador do Grão Pará e do Maranhão, visto que o café nessa época já possuía um grande valor comercial. Estima-se que por volta de 1760 já existiam pequenos cultivadores de café no Rio de Janeiro.

Devidos às condições climáticas do Brasil, a produção logo se espalhou pelo Vale do Paraíba, que engloba terras do Rio de Janeiro e São Paulo, onde começou a crescer a produção para consumo doméstico do café. Desde o período regencial, o café já era fonte de lucro para o país, porém teve seu apogeu na época do Segundo Império.

Em 1825 foi iniciado um novo ciclo econômico, o ciclo do café, fincando-se no Vale do Paraíba. No final do século XVIII devido a longa guerra de independência do Haiti, a produção cafeeira do país, o principal exportador mundial de café na época, entrou em declínio. Aproveitando essa oportunidade, o Brasil aumentou significativamente a produção de café, e passou a exportar com mais frequência, embora em pequenas quantidades. Em 1806 a exportação de café atingiu o até então ápice, exportando 80 mil arrobas de café.

Durante um século, o café foi a principal fonte de riqueza no Brasil, e a indústria cafeeira proporcionou um grande desenvolvimento do país, inserindo ele nas relações de comércio internacionais. A produção cafeeira foi responsável pelo surgimento de diversas cidades brasileiras, e pelo desenvolvimento do interior de São Paulo, norte do Paraná e o sul de Minas. Diversas ferrovias foram construídas visando transportar o café entre as regiões, e por causa da produção cafeeira diversos imigrantes vieram para o país, consolidando a classe média brasileira.

Os cafezais possuíam diversas mansões dos fazendeiros, movido pela cultura Europeia, e diversas construções grandiosas como teatros e praças. Em 1870 o Brasil teve problemas com a produção de café, pois houve uma grande geada no oeste paulista que causou diversos prejuízos.

Após essa longa crise, a produção cafeeira nacional se reorganizou, espalhando-se por todas as regiões do país. Hoje em dia o café continua sendo um dos produtos mais importantes da exportação Brasileira, sem contar que virou símbolo da nação. Hoje o Brasil é o maior produtor de café do mundo, chegando em 2016 a 49,13 milhões de sacas produzidas, e se tornando o segundo maior consumidor de café mundial.

A VENDFOODS

Você já conhece a VendFoods? Contamos com todas as soluções em café para o mercado fora do lar.
Nossa empresa nasceu em meados dos anos 2000, com o objetivo de levar soluções inovadoras aos profissionais do segmento de Food Service / Professional, com produtos e marcas de qualidade, de diferentes níveis de preço e com uma excelente relação custo-benefício.

A empresa oferece soluções completas e customizadas de acordo com o perfil do cliente. Temos uma linha completa de cafés, bebidas lácteas e acessórios, para máquinas de grupo, máquinas automáticas e semiautomáticas, com capacidade e eficiência de entrega em todo o território Nacional.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Blog